Joaquín Herrera Flores nasceu na cidade Andaluz de Sevilha (Espanha) no ano de 1956 e, depois de uma trajetória de muita pesquisa e dedicação, se tornou um dos teóricos mais importantes da área dos Direitos Humanos, um dos principais autores da Teoria Crítica dos Direitos Humanos. Durante muitos anos foi professor na Universidade de Sevilha, onde também se tornou Doutor em Direito em 1986, ocupando também atividades junto à Universidad Pablo Olavide, da mesma cidade de Sevilha.
Ao longo de uma vida de trabalho dedicou estudos aos temas da Filosofia do Direito, da Teoria da Cultura e, principalmente, dos Direitos Humanos. Foi professor e diretor de Programas de Doutorado que se tornaram referências em todo o campo da pesquisa crítica. Outros importantes trabalhos foram desenvolvidos à frente da Fundación Iberoamericana de Derechos Humanos, ou ainda na qualidade de colaborador/visitante de inúmeras outras Instituições de Ensino ao redor do mundo.
Tristemente, Herrera Flores nos deixou no dia 2 de outubro de 2009 quando ainda estava na plenitude de sua vida e de seu trabalho como intelectual/pesquisador. Felizmente, por outro lado, ele deixou um imenso legado para todos nós pesquisadores e pesquisadoras que trabalham comprometidos com a luta de pessoas exploradas e discriminadas e que, por via do trabalho acadêmico e da prática educacional, buscam superar todos os processos de opressão do mundo em que vivemos.
Joaquín Herrera Flores escreveu um uma obra de grande destaque (Teoria Crítica dos Direitos Humanos: os Direitos Humanos como produtos culturais) que a universalidade dos Direitos Humanos não depende de seu reconhecimento jurídico, muito menos de um entendimento que os identifique com ideais abstratos. Para ele, é preciso compreender que os Direitos Humanos nascem em contextos sociais, econômicos e culturais e, o mais importante, é nessa dimensão da prática social que eles se estruturam como importantes e fundamentais para a própria humanidade. Assim, Herrera Flores propõe em sua obra a necessidade de “reinventarmos os direitos humanos”, buscando um novo conceito desta categoria no âmbito de sua teoria crítica.
Para conhecer mais sobre a vida e o trabalho deste importante pensador da área dos Direitos Humanos recomendamos a todos e todas que conheçam o Instituto Joaquín Herrera Flores (IJHF), criado no ano de 2014, assim como o Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL), com sede no Rio de Janeiro, criado em 2017. Em ambos os espaços é possível encontrar materiais e publicações que ampliam e atualizam a pesquisa deste importante referencial teórico dos Direitos Humanos.
César Augusto Ribeiro Nunes
Referências:
https://joaquinherreraflores.org/
https://joaquinherreraflores.org.br/
Comments